(Vídeo)Dores e desconfortos de postura no trabalho! O que fazer?

Atualmente, nossa rotina diária de trabalho dura de 8h e 12h por dia, sem contar os dias em que temos que viajar ou trabalhar em locais diferentes. E com a nossa realidade (posição na mesa do computador, celular, dirigindo), geralmente nos encontramos em posturas inadequadas. Com o passar dos anos, esta situação nos garante uma situação muito desconfortável: Dores, incômodos e até mesmo algumas lesões e inflamações.

De fato a atenção com a postura é de extrema importância! Alguns cuidados imprescindíveis são bem conhecidos em nosso dia-a-dia. Muitas empresas organizam ações de ergonomia e postura nas SIPATs (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e Semanas da Saúde. Podemos citar como cuidados comuns:

  • Cadeira na altura de acordo com seu corpo e sua mesa de trabalho, ou seja, com seus pés confortavelmente apoiados e seus braços a 90º na mesa;

  • Altura da tela do monitor do computador, na linha dos olhos;

  • Posição das pernas ao sentar.

Porém, existe um grande mito que as pessoas acreditam:

Que para melhorar sua postura, elas precisam frequentar aulas ou sessões de alongamento, de 30 a 50 minutos!

Mas como cumprir esta tarefa sem ter tempo nem sequer para praticar as atividades físicas que fazem bem à saúde? Se nosso tempo já é curto para caminhar, correr, praticar treinos funcionais ou qualquer outra atividade de nossa preferência, como então incluir mais tempo pra alongar?

O alongamento não precisa ser longo e sofrido! O objetivo é relaxar e ajudar a melhorar sua postura.

As soluções para estas questões são mais simples do que imaginamos!

  • Você sabia que o simples fato de levantar, periodicamente, para beber água ou ir ao banheiro, pode contribuir para aliviar algumas dores?

  • Uma simples espreguiçada (isso mesmo) é outra solução! No ato de se espreguiçar, você alonga as musculaturas envolvidas, num processo totalmente semelhante ao alongamento tradicional que vemos nas academias!

  • Você não precisa se alongar por 30 a 50 minutos seguidos! Diversos artigos científicos já comprovaram que fazer pequenos alongamentos (as famosas espreguiçadas) diversas vezes ao dia, por 3 a 5 minutinhos que sejam, tem um papel importantíssimo para aliviar as dores e desconfortos de postura errada.

Para concluir, vale ressaltar que postura não se trata somente de alongamento. Fortalecer as musculaturas do corpo em geral, ter uma consciência de sentar, andar e deitar corretamente também são tarefas de extrema importância para prevenir dores e inflamações articulares.

Veja aqui alguns exercícios excelentes para prevenção de dores e desconfortos provenientes de postura no trabalho.

Para ter um programa personalizados de exercícios para postura, gratuitamente por 30 dias, clique no botão abaixo e solicite o seu!

Clique aqui e solicite seu programa! Gratuito por 30 dias!

Criador da Foco Saúde, Profissional de Educação Física, gestor de projetos de bem-estar, certificado Responsável Técnico de Academias (CREF 1/RJ), expertise de 8 anos como avaliador físico-postural e personal trainer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *